Internet das Coisas - Um pequeno passo para evolução tecnológica, um grande salto para Humanidade !

Internet das coisas, do inglês Internet of Things (IoT), tem se tornado bastante popular nas últimas duas décadas. Deixamos de possuir apenas as interações entre pessoas através das coisas, temos a oportunidade de interagir com coisas através de coisas!!!

Domótica - As residências futuristas que estão saindo da ficção cientifica e tomando seu espaço na realidade

Esse tipo de tecnologia habitacional está sendo uma grande inovação para a humanidade, proporcionando o benefício do conforto e comodidade. Além disso propicia o mínimo de esforço e tempo gasto em atividades rotineiras, otimizando e muito o tempo das pessoas.

Cidades Inteligentes - A oportunidade de otimização dos serviços de segurança e infraestrutura em tempo real

Imagina uma cidade em que a eficiência operacional seja superdesenvolvida, proporcionando a população o bem-estar associado ao crescimento econômico e sustentabilidade. Estas são as chamadas "Cidades Inteligentes".

sábado, 8 de junho de 2019

Uma breve introdução à domótica.

Domótica
"Mas, afinal, o que é domótica?"
  
Trata-se de questionamento frequente dado à “juventude” dessa forma de tecnologia, enfim domótica refere-se à gestão dos recursos domiciliares e de atividades rotineiras, de maneira automática, com o auxílio de softwares e sensores. É importante ressaltar que a domótica surgiu como uma forma de atender 3 pilares fundamentais do cotidiano: Segurança, praticidade e comodidade.

De maneira genérica, o modus operandi da domótica compreende-se na presença de uma central de comando que envia as informações para os equipamentos e interfaces. Já o recebimento das informações, respectivas a cada aparelho controlado pela domótica, é possível devido à presença de sensores, sistemas interconectados e as ações do usuário através de interfaces de fácil manuseio.Também é relevante destacar que a domótica pode ser associada a diversos níveis de integração e automação, desde simples sistemas residencias até a automação de gigantescos edifícios comerciais.

Quando começou a se popularizar, em meados dos anos 80, a domótica visava atender necessidades como o controle de iluminação, climatização e segurança mas com os avanços da tecnologia a domótica, hoje, pode ser associadas uma gama de outras tarefas, tornando as possibilidades quase ilimitadas.  Atualmente, essa tecnologia tende a adquirir muitos adeptos, visto que proporciona economia de energia, execução de tarefas manuais, gestão dos sistemas de comunicação e segurança, dentre muitos outros...