Como dissemos no post anterior,
os semáforos inteligentes, na aparência, são exatamente como os comuns com os
quais já estamos acostumados. Uma luz vermelha, que indica parada, uma luz
amarela, que indica atenção, e uma luz verde, que indica para seguir.
A grande diferença se encontra no
fato de que, enquanto os semáforos comuns são controlados por um temporizador,
que possui tempos programados para cada ciclo (vermelho, amarelo e verde), que se
repete sem levar em consideração as reais condições da via em que está
instalado, os semáforos inteligentes se adaptam à real condição de tráfego, controlando
qual o melhor momento para liberar ou bloquear o fluxo da via.
Para fazer isso, são instalados
sensores nas vias para contagem de veículos em tempo real. Estes sensores podem
ser desde espiras magnéticas no asfalto, a câmeras no topo dos semáforos, e
podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, a depender do sistema.
Os dados obtidos são então enviados
para um computador com um software que os interpreta e determina se o
semáforo deve ficar verde ou vermelho.
Na cidade de Aracaju -SE, um sistema
deste tipo tem previsão de ser implantado em todos os seus cruzamentos, como
parte do seu Plano de Mobilidade Urbana. Lá, o sistema não se resumirá apenas ao
controle automático do tráfego.
Será criada uma central de
monitoramento que receberá os dados de todos os semáforos em tempo real, que
também se comunicarão entre si, gerando dados confiáveis que poderão ser
utilizados para planejamento da cidade.
Através da central, os
cruzamentos poderão ser controlados de forma manual em caso de alguma situação
excepcional que demande intervenção humana, como um acidente de trânsito.
O sistema também poderá receber
informações em tempo real do transporte coletivo da cidade e dos veículos de
emergência, priorizando-os no trânsito.
A empresa responsável pela implantação
em Aracaju é a mexicana SEMEX S.A. DE C.V., pelo preço total de R$ 15.447.745,12
(quinze milhões, quatrocentos e quarenta e sete mil, setecentos e quarenta e
cinco reais e doze centavos), sendo R$ 553.884,32 referentes ao software,
e R$ 75.900,00 à instalação deste software.
Você pode conferir a íntegra de
licitação clicando
aqui, e o detalhamento dos valores da proposta vencedora da SEMEX clicando
aqui.
Outro modelo de semaforização
inteligente é o fornecido pela empresa Serttel LTDA, chamado de TrafGO. Tal
sistema utiliza dados do trânsito coletados pela Google (Os mesmos dados em
tempo real que aparecem em seu aplicativo Google Maps), dispensando a instalação
de sensores na via, o que, certamente, torna o sistema mais barato. A
desvantagem está na precisão dos dados, pois ao invés de trabalhar com números
exatos, trabalha com estimativas.
Este sistema está sendo utilizado
em algumas localidades das cidades do Recife - PE, Rio de Janeiro -RJ, de João
Pessoa - PB, São José dos Campos – SP e São Paulo - SP.
TrafeGO em São José dos Campos - SP. (Foto: Charles de Moura) |
Gostou destas soluções
inteligentes? Deixe nos comentários abaixo qual destes sistemas você acha melhor
para sua cidade.
REFERÊNCIAS
ARACAJU COMPRAS. Pregão
Eletrônico nº 065/2016. Disponível em: <http://www.aracajucompras.se.gov.br/portal/default.aspx>.
PREFEITURA DE ARACAJU. Semáforos
inteligentes vão melhorar mobilidade em Aracaju. Disponível em < https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/78901>.
Acesso em 07 jul. 2019.
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS
CAMPOS. São José vira referência em soluções tecnológicas para a mobilidade.
Disponível em: <https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2018/outubro/30/sao-jose-vira-referencia-em-solucoes-tecnologicas-para-a-mobilidade/>.
Acesso em 07 jul. 2019.
SEMEX. Sítio oficial: < https://www.semex.com.mx/>.
SERTTEL. Serttel apresenta
TrafGO em São Paulo. Disponível em: <http://www.serttel.com.br/serttel-apresenta-trafgo-em-sao-paulo/>.
Acesso em 06 ago. 2019.
Foi um bom post, eu não sabia da instalação desses semáforos aqui em aju ate lê-lo, porém fiquei em duvida segundo a segurança , principalmente quanto ao semáforo da Serttel LTDA, por usar os dados oferecidos pela Google que como você disse tem uma precisão baixa, estes semáforos não acarretariam lentidões no trânsito e casos mais graves como acidente? devido a falha no uso dos dados.
ResponderExcluirAcidentes por causa dos semáforos seriam difíceis, pois normalmente eles contam com um sistema de proteção que impede que dois sinais estejam abertos ao mesmo tempo em sentidos que se cruzam.
ExcluirQuanto à lentidão, depende da confiabilidade dos dados. A intenção dos semáforos inteligentes é justamente diminuir esta lentidão, mas nada impede que dados equivocados acabem por ocasionar uma situação inversa. Neste caso, é importante sabermos de onde estão vindo os dados, que, no caso do TrafGO são os do Google Maps, que possui uma alta confiabilidade (o que não significa que são isentos de falhas).
Acredito que os semáforos da Serttel são ideais para cruzamentos menores, em que eventuais falhas não vão ocasionar grandes prejuízos. Já nos cruzamentos mais movimentados, um sensor físico que avalie a situação exata certamente será mais indicado.