quinta-feira, 8 de agosto de 2019

IoT e a Internet das "NanoCoisas"

Internet das "Nanocoisas"


   A internet das coisas está em constante evolução. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, ela já está pareada com nanotecnologia. Criando assim a IoBNT ou Internet of Bio-Nano Things que significa a Internet das Bio-Nanocoisas, utilizada principalmente na área da saúde para monitoramento de sinais vitais de pacientes com a transmissão dos dados em tempo real para os médicos através de nanosensores acoplados dentro dos pacientes.

   É utilizada também em pesquisas para verificação da existência de câncer antes mesmo do aparecimento dos sintomas, também através de nanosensores. Existem também pesquisas sobre o desenvolvimento de nanocápsulas capazes de introduzir vitaminas e nutrientes necessários para o corpo do paciente caso a falta deles seja detectada.

  Além disso a internet das Nanocoisas é capaz de ser aplicada em áreas como a construção civil aonde nanocompósitos baseados em grafeno monitoram a tensão e informam a durabilidade das estruturas, no agronegócio aonde através de nanosensores os fazendeiros conseguem informações em tempo real sobre as plantações e em muitas outras áreas.


Referências:

Equipe Aliger. Nanotecnologia e IoT: você está preparado?. Disponível em: <https://www.aliger.com.br/blog/nanotecnologia-e-iot-voce-esta-preparado/>. Acesso em 08 de agosto de 2019.

Wikipédia. Internet das biocoisas. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_biocoisas>. Acesso em 08 de agosto de 2019.

2 comentários:

  1. Até que ponto tende a evolução da internet das coisas já que ela chegou ao ponto de ser utilizada com a Nanotecnologia. Na sua opinião, qual seria o próximo patamar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante o teu questionamento Letícia Martins. A internet das coisas já invade o nosso cotidiano nas mais diversas áreas, e está também nesse campo da Nanotecnologia entrando com o maior vigor nesse mundo microscópico. O próximo patamar seria associar essa tecnologia para fora do nosso planeta. Eu digo equipamentos IoTs capazes de coletar dados e informações para os seres humanos no espaço, assim como são as sondas e robôs controladores. Podemos inovar novos sensores e dispositivos conectados fazendo-os interagirem com a internet das coisas e explorar esse nosso imenso universo. Seria um novo campo de atuação e um novo degrau a ser galgado.

      Excluir