Você já deixou de entrar em um ônibus porque ele estava tão lotado que as pessoas estavam saindo pelas janelas? Ou pior, você já teve que entrar num ônibus mesmo assim porque estava atrasado para o seu compromisso?
Este é um claro exemplo de como o transporte público, por falta de planejamento, pode deixar de ser eficiente.
Muitas vezes estes problemas são causados por linhas mal planejadas, seja pelo percurso, seja pela quantidade de veículos circulando em determinados horários.
Pensando nisso é que uma startup brasileira chamada Milênio Bus vem desenvolvendo um dispositivo que promete auxiliar tanto o gestor, para melhor planejamento das linhas, quanto o usuário que quer escapar daquele ônibus lotado.
A ideia da startup é um sensor contador de passageiros instalado nos veículos, que verificará em tempo real a sua lotação exata. Esta informação será transmitida aos usuários do transporte através de um aplicativo, e assim eles poderão decidir com antecedência se irão pegar aquele ônibus ou esperar um pouco mais pelo próximo.
(Imagem: Reprodução/Milênio Bus) |
O contador também será muito útil para os gestores, pois saberão exatamente onde e em quais horários há mais ou menos necessidade de veículos em uma linha, e se aquela linha está ou não atendendo a demanda de passageiros, possibilitando um melhor planejamento.
O sistema já está em fase de testes, e se você ficou interessado, pode visitar o site deles para saber mais clicando aqui.
REFERÊNCIAS
MILÊNIO BUS. Disponível em: <http://www.mileniobus.com.br/>. Acesso em 08 ago. 2019.
0 comentários:
Postar um comentário