No último post falamos
sobre os uniformes escolares inteligentes como forma de melhorar o controle de
acesso, e, consequentemente, a segurança nas escolas. Neste post vamos
falar de outro aspecto que pode ser melhorado quando falamos de educação, a
imersão, que pode ajudar a diminuir a evasão escolar, além de melhorar o
aprendizado dos estudantes.
O método tradicional de ensino,
em que o professor leciona e os alunos absorvem seus ensinamentos, se provou
valioso, tendo em vista que é, sem sombra de dúvidas, o método mais utilizado
globalmente, contribuindo na formação de praticamente todas as pessoas que tiveram
acesso à educação. Mas não é porque um método funciona que ele não pode ser
melhorado, afinal, quem nunca ficou entediado em uma aula de história ou teve
dificuldade de compreender conceitos da física na escola, não é mesmo?
Você já imaginou então se, em uma
aula sobre Revolução Francesa, por exemplo, pudesse se transportar para aquela
realidade e vivenciar os fatos com seus próprios sentidos?
É disto que tratamos quando falamos
de imersão!
Uma das formas de proporcionar
estas viagens dos sentidos são os museus interativos, e um exemplo deles é o
Museu da Gente Sergipana, em Aracaju – SE. Neste museu, inaugurado em 2011, há
vários espaços que contam com telas e sensores que permitem aos visitantes se
transportarem para diferentes realidades da história e cultura sergipanas.
Museu da Gente Sergipana. (Foto:
Reprodução/Conhecendo Museus)
Outro exemplo de como a tecnologia
pode auxiliar a educação é o projeto Google Expeditions, da gigante Google. Tal
projeto consiste em kits fornecidos aos professores e alunos, com
relativo baixo custo, que permitem a utilização de Realidade Virtual (VR) e
Realidade Aumentada (AR) na sala de aula através de óculos VR feitos com
papelão. Para mais detalhes sobre o projeto da Google, clique
aqui.
Google Expeditions. (Foto: Reprodução/Google)
Por fim, a Microsoft vem desenvolvendo há alguns anos, óculos de Realidade Mista (MR) chamados de HoloLens. Com eles, o usuário consegue projetar em seu ambiente as mais variadas aplicações, e interagir com elas. O projeto permite, inclusive, que múltiplos usurários consigam ver a mesma projeção no espaço físico, e interagir com ela, como se ela realmente estivesse lá. Esta tecnologia com certeza parece muito promissora no ramo educacional. Veja mais aqui e no vídeo abaixo.
Gostou dos projetos acima? Deixe
nos comentários abaixo o que você espera para o futuro desta área.
REFERÊNCIAS
GOOGLE. Dê vida às aulas com o
Expedições | Google for Education. Disponível em <https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/vr-ar/expeditions/?modal_active=none>.
Acesso em 05 ago. 2019.
MICROSFT. HoloLens for
Education. Disponível em <https://holo.group/en/education/>.
Acesso em 05 ago. 2019.
MUSEU DA GENTE SERGIPANA. Museu da Gente Sergipana.
Disponível em <http://www.museudagentesergipana.com.br/>.
Acesso em 07 jul. 2019.
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