segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Cidades Inteligentes: Imersão na Educação


No último post falamos sobre os uniformes escolares inteligentes como forma de melhorar o controle de acesso, e, consequentemente, a segurança nas escolas. Neste post vamos falar de outro aspecto que pode ser melhorado quando falamos de educação, a imersão, que pode ajudar a diminuir a evasão escolar, além de melhorar o aprendizado dos estudantes.

O método tradicional de ensino, em que o professor leciona e os alunos absorvem seus ensinamentos, se provou valioso, tendo em vista que é, sem sombra de dúvidas, o método mais utilizado globalmente, contribuindo na formação de praticamente todas as pessoas que tiveram acesso à educação. Mas não é porque um método funciona que ele não pode ser melhorado, afinal, quem nunca ficou entediado em uma aula de história ou teve dificuldade de compreender conceitos da física na escola, não é mesmo?

Você já imaginou então se, em uma aula sobre Revolução Francesa, por exemplo, pudesse se transportar para aquela realidade e vivenciar os fatos com seus próprios sentidos?

É disto que tratamos quando falamos de imersão!

Uma das formas de proporcionar estas viagens dos sentidos são os museus interativos, e um exemplo deles é o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju – SE. Neste museu, inaugurado em 2011, há vários espaços que contam com telas e sensores que permitem aos visitantes se transportarem para diferentes realidades da história e cultura sergipanas.

Museu da Gente Sergipana. (Foto: Reprodução/Conhecendo Museus)


Outro exemplo de como a tecnologia pode auxiliar a educação é o projeto Google Expeditions, da gigante Google. Tal projeto consiste em kits fornecidos aos professores e alunos, com relativo baixo custo, que permitem a utilização de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) na sala de aula através de óculos VR feitos com papelão. Para mais detalhes sobre o projeto da Google, clique aqui.
Google Expeditions. (Foto: Reprodução/Google)


Por fim, a Microsoft vem desenvolvendo há alguns anos, óculos de Realidade Mista (MR) chamados de HoloLens. Com eles, o usuário consegue projetar em seu ambiente as mais variadas aplicações, e interagir com elas. O projeto permite, inclusive, que múltiplos usurários consigam ver a mesma projeção no espaço físico, e interagir com ela, como se ela realmente estivesse lá. Esta tecnologia com certeza parece muito promissora no ramo educacional. Veja mais aqui e no vídeo abaixo.



Gostou dos projetos acima? Deixe nos comentários abaixo o que você espera para o futuro desta área.


REFERÊNCIAS
GOOGLE. Dê vida às aulas com o Expedições | Google for Education. Disponível em <https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/vr-ar/expeditions/?modal_active=none>. Acesso em 05 ago. 2019.

MICROSFT. HoloLens for Education. Disponível em <https://holo.group/en/education/>. Acesso em 05 ago. 2019.

MUSEU DA GENTE SERGIPANA. Museu da Gente Sergipana. Disponível em <http://www.museudagentesergipana.com.br/>. Acesso em 07 jul. 2019.


0 comentários:

Postar um comentário