Como vimos alguns posts atrás, uma necessidade vital de quem vive em uma cidade é se locomover. E como as distâncias não costumam ser curtas, locomover-se com eficiência passa a ser um desafio.
Para além das formas privadas de se locomover, a maioria das grandes cidades contam com Transporte Público de massa, como ônibus e metrôs, com capacidade para transportar o maior número de pessoas possível para o mais perto possível de seus destinos.
Apesar dos meios por si só serem eficientes (transporte de massa leva mais pessoas ocupando menos espaço), por diversos fatores o transporte público pode deixar de ser eficiente. O planejamento das linhas, o conforto e a confiabilidade do transporte são essenciais para garantirem que haverá usuários utilizando aquelas linhas, tornando-as eficientes.
Iniciativas como o Bilhete Único de São Paulo, criado em 2004, ajudam nisto. O sistema funciona através de cartões e leitores com NFC (Near Field Communication). Os cartões possuem uma pequena memória para armazenamento de dados como o saldo e horário das transações. Ao aproximar o cartão da leitora, esta faz o desconto do valor da passagem, e registra dados como o horário da transação e o modal (ônibus ou metrô) no cartão. Durante determinado período de tempo, o usuário daquele cartão é autorizado a pegar outro ônibus ou metrô, sem novo desconto da passagem, apenas passando seu cartão na leitora (que verificará se a regra de período e modal poderá ser aplicada).
Bilhete Único. (Foto: Alessando Júnio/Gizmodo Brasil) |
Ao final da jornada as leitoras presentes dentro dos transportes se conectam a uma central e atualizam os dados daquele dia, garantindo a consistência das informações.
REFERÊNCIAS
GIZMODO BRASIL. Dados pessoais do Bilhete Único viram moeda de troca nas privatizações no Rio e em São Paulo. Disponível em: <https://gizmodo.uol.com.br/bilhete-unico-privatizacao-dados/>. Acesso em 08 ago. 2019.
UOL. Como o bilhete único deixa você pagar o busão sem enfiar a mão no bolso?Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/04/11/como-o-bilhete-unico-deixa-voce-pagar-o-busao-sem-enfiar-a-mao-no-bolso.htm/>. Acesso em 08 ago. 2019.
SPTRANS. Sobre o Bilhete Único. Disponível em: <http://bilheteunico.sptrans.com.br/sobre.aspx>. Acesso em 08 de ago. de 2019.
Gostei da escolha! Você como autor, concorda que essa seria a melhor maneira para redução de vários problemas no setor de transportes?
ResponderExcluirCom certeza, a começar pela segurança, que acredito que tenha sido um dos maiores fatores para ele ter se popularizado no Brasil, o fato de nem os usuários precisarem andar com dinheiro, nem os ônibus precisarem guardar dinheiro, ajudou a reduzir assaltos.
ExcluirAlém disso, dar acesso a vários meios de transporte pagando apenas uma passagem é um incentivo para que mais usuários utilizem transporte público ao invés de privado, contribuindo com a diminuição de congestionamentos, poluição, e tantos outros fatores resultantes do nosso modelo atual de trânsito.