quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cidades Inteligentes: Transporte Público - Bilhete Único

Como vimos alguns posts atrás, uma necessidade vital de quem vive em uma cidade é se locomover. E como as distâncias não costumam ser curtas, locomover-se com eficiência passa a ser um desafio.

Para além das formas privadas de se locomover, a maioria das grandes cidades contam com Transporte Público de massa, como ônibus e metrôs, com capacidade para transportar o maior número de pessoas possível para o mais perto possível de seus destinos.

Apesar dos meios por si só serem eficientes (transporte de massa leva mais pessoas ocupando menos espaço), por diversos fatores o transporte público pode deixar de ser eficiente. O planejamento das linhas, o conforto e a confiabilidade do transporte são essenciais para garantirem que haverá usuários utilizando aquelas linhas, tornando-as eficientes.

Iniciativas como o Bilhete Único de São Paulo, criado em 2004, ajudam nisto. O sistema funciona através de cartões e leitores com NFC (Near Field Communication). Os cartões possuem uma pequena memória para armazenamento de dados como o saldo e horário das transações. Ao aproximar o cartão da leitora, esta faz o desconto do valor da passagem, e registra dados como o horário da transação e o modal (ônibus ou metrô) no cartão. Durante determinado período de tempo, o usuário daquele cartão é autorizado a pegar outro ônibus ou metrô, sem novo desconto da passagem, apenas passando seu cartão na leitora (que verificará se a regra de período e modal poderá ser aplicada).
Bilhete Único. (Foto: Alessando Júnio/Gizmodo Brasil)
Ao final da jornada as leitoras presentes dentro dos transportes se conectam a uma central e atualizam os dados daquele dia, garantindo a consistência das informações.


REFERÊNCIAS
GIZMODO BRASIL. Dados pessoais do Bilhete Único viram moeda de troca nas privatizações no Rio e em São Paulo. Disponível em: <https://gizmodo.uol.com.br/bilhete-unico-privatizacao-dados/>. Acesso em 08 ago. 2019.
UOL. Como o bilhete único deixa você pagar o busão sem enfiar a mão no bolso?Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/04/11/como-o-bilhete-unico-deixa-voce-pagar-o-busao-sem-enfiar-a-mao-no-bolso.htm/>. Acesso em 08 ago. 2019.
SPTRANS. Sobre o Bilhete Único. Disponível em: <http://bilheteunico.sptrans.com.br/sobre.aspx>. Acesso em 08 de ago. de 2019.

Postagens Relacionadas:

  • Cidades Inteligentes: Uniformes Inteligentes nas Escolas As cidades inteligentes enfrentam o desafio de melhorar cada aspecto da vida das pessoas que as habitam, e um destes aspectos é a educação pública. Alguns desafios que enfrentamos, como a falta de segurança, e a evasão e… Leia Mais...
  • Cidades Inteligentes: Mobilidade Urbana Não há como falarmos em Cidades Inteligentes sem falarmos em Mobilidade Urbana. Afinal, quem vive em cidades precisa se deslocar para cumprir suas tarefas diárias, seja ir ao trabalho, à escola, ou simplesmente realizar algu… Leia Mais...
  • Cidades Inteligentes: Imersão na Educação No último post falamos sobre os uniformes escolares inteligentes como forma de melhorar o controle de acesso, e, consequentemente, a segurança nas escolas. Neste post vamos falar de outro aspecto que pode ser melhorado quan… Leia Mais...
  • Indústria 4.0"Começando do começo", as indústrias de base desenvolveram-se a partir de 1800 quando grandes maquinários começaram a ser movidos por carvão vegetal a fim de gerar energia principalmente mecânica. Depois por volta de 1870&nbs… Leia Mais...
  • Cidades inteligentes Cidades inteligentes Em um piscar de olhos, de repente, faz-se bilhões de beneficiados em razão do surgimento de engenhosidades jamais imaginadas em outros tempos. Ideias inovadoras que contribuem não só no âmbito e… Leia Mais...

2 comentários:

  1. Gostei da escolha! Você como autor, concorda que essa seria a melhor maneira para redução de vários problemas no setor de transportes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a começar pela segurança, que acredito que tenha sido um dos maiores fatores para ele ter se popularizado no Brasil, o fato de nem os usuários precisarem andar com dinheiro, nem os ônibus precisarem guardar dinheiro, ajudou a reduzir assaltos.
      Além disso, dar acesso a vários meios de transporte pagando apenas uma passagem é um incentivo para que mais usuários utilizem transporte público ao invés de privado, contribuindo com a diminuição de congestionamentos, poluição, e tantos outros fatores resultantes do nosso modelo atual de trânsito.

      Excluir