segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Cidades Inteligentes: Uniformes Inteligentes nas Escolas


As cidades inteligentes enfrentam o desafio de melhorar cada aspecto da vida das pessoas que as habitam, e um destes aspectos é a educação pública.
Alguns desafios que enfrentamos, como a falta de segurança, e a evasão escolar, já começaram a receber soluções inteligentes, como etiquetas inteligentes para controle de acesso, e a realidade virtual.

É o caso de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia, onde, em 2012, a prefeitura implantou o Uniforme Escolar Inteligente. O uniforme conta com uma etiqueta RFID, à qual é atribuída uma identificação única por estudante. Sensores nas entradas das escolas detectam quando os estudantes entram ou saem delas, permitindo um controle tanto dos responsáveis (que recebem uma mensagem no telefone celular nas passagens dos estudantes), quanto da própria escola, que consegue ter um melhor controle da frequência de seus estudantes.
Uniforme em Vitória da Conquista (Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA)

Iniciativa semelhante ocorreu no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), onde o sistema foi implantado em 2016.

Uma versão mais moderna da ideia começou a ser utilizada na província de Guizou, na China neste ano. Lá, as entradas das escolas contam com câmeras que fazem o reconhecimento facial dos estudantes que entram na escola. O uniforme, por sua vez, possui um GPS embutido, que consegue indicar a localização do estudante em tempo real. O sistema é capaz até de detectar cochilos dos alunos, e permite que os responsáveis controlem os gastos realizados na escola através de um aplicativo.

O que você achou destas iniciativas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

REFERÊNCIAS
BONDE. Escola instala chips em uniformes para monitorar alunos. 22 de março de 2012. Disponível em <https://www.bonde.com.br/educacao/ensino/escola-instala-chips-em-uniformes-para-monitorar-alunos-217193.html>. Acesso em 07 de jul. de 2019.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Alunos do Iema de São Luís testam uniforme escolar inteligente. 27 de junho de 2016. Disponível em < http://www.iema.ma.gov.br/alunos-do-iema-de-sao-luis-testam-uniforme-escolar-inteligente/>. Acesso em 07 de jul. de 2019.

REVISTA EXAME. China desenvolve “uniformes inteligentes” para monitorar crianças. 02 de janeiro de 2019. Disponível em <https://exame.abril.com.br/tecnologia/china-desenvolve-uniformes-inteligentes-para-monitorar-criancas/>. Acesso em 07 de jul. de 2019.

Postagens Relacionadas:

  • Importância das iniciativas privadas nas cidades inteligentes.  O desenvolvimento das cidades inteligentes está diretamente interligado com empresas voltadas ao mercado tecnológico e que proporcionam serviços ao mercado aberto. Dada essa afirmação veremos porque ela é válida e cont… Leia Mais...
  • Cidades Inteligentes: Mobilidade Urbana Não há como falarmos em Cidades Inteligentes sem falarmos em Mobilidade Urbana. Afinal, quem vive em cidades precisa se deslocar para cumprir suas tarefas diárias, seja ir ao trabalho, à escola, ou simplesmente realizar algu… Leia Mais...
  • Cidades Inteligentes: Imersão na Educação No último post falamos sobre os uniformes escolares inteligentes como forma de melhorar o controle de acesso, e, consequentemente, a segurança nas escolas. Neste post vamos falar de outro aspecto que pode ser melhorado quan… Leia Mais...
  • Fazendas inteligentes E se acordássemos em fazendas com o 5G espalhado por todos os arredores, seu trator autônomo já estaria em sua porta, esperando-lhe para levá-lo a uma visita, você teria toda a localidade da fazenda na palma das mãos, o que f… Leia Mais...
  • Indústria 4.0 e seu papel nas Cidades inteligentes Para começar esse post, relembrarei-os o seguinte axioma básico mercadológico: Não há consumidor se não houver produto ponto. Bom, dito isso, podemos agora fazer uma simples comparação utilizando a indústria 4.0 e as Smart Ci… Leia Mais...

0 comentários:

Postar um comentário