segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Indústria 4.0 e seu papel nas Cidades inteligentes

Para começar esse post, relembrarei-os o seguinte axioma básico mercadológico: Não há consumidor se não houver produto ponto. Bom, dito isso, podemos agora fazer uma simples comparação utilizando a indústria 4.0 e as Smart Cities. A indústria 4.0 é o "alicerce" e diria até o cimento, que molda todo o cenário das cidades inteligentes, é ela que será responsável por fornecer todos os materiais necessários para serem implementados em alguma localidade, tornando-a inteligente. Funciona como uma relação de cliente e consumidor, a indústria 4.0 fornece o produto apresentando suas tecnologias e então as cidades inteligentes o colocam em execução em vários de seus planos. Toda essa conexão está baseada em formas muito similares de organizar os processos de ambas, processos esses como: 


  • Internet das coisas 
  • Big Data
  • Governança Algorítmica 
  • Tecnologia em geral envolvida 

Então vemos que se a indústria se desenvolve, a cidade consequentemente se desenvolverá na mesma proporção, tornado-se uma economia diretamente ligada, pois a indústria não teria o consumidor sem as cidades, e as cidades sem a indústria, as cidades não teriam os produtos. Portanto ambas estão intrinsecamente ligadas. 
Cidades de importantes polos comercias e industriais já saem na frente quando o quesito é tecnologia.
 A exemplo dessas cidades temos Hannover, cidade alemã localizada no estado da Baixa Saxónia, onde todo ano o cenário se torna palco de inovações tecnológicas e locais para debates a respeito do futuro. 
A Hannover Messe 

A mais importante feira mundial de tecnologia industrial ocorre anualmente na cidade de Hannover e todo ano atrai diversos olhares para aqueles que não se cansam de imaginar um próspero futuro. O evento conta com inúmeros fóruns de debates que integram todos os mais diversos assuntos como análise de dados, TI, sistemas de nuvem, gênio digital, internet das coisas e outros serviços digitais com o objetivo de acelerar e disseminar mais rapidamente o que tem de mais atual e que representa o começo da era 4.0  e as consequências de sua absorção. Startups também fazem parte do cronograma alemão preparado anualmente, pois são elas a principais responsáveis pelos grandes avanços e fazem parte da maioria absoluta lá presente.
Segue abaixo um vídeo que demonstra a tamanha carga tecnológica apresentada pelo evento e o número de visitantes atraídos!!! 



Não atoa, a Alemenha se aprenseta como o país berço de conceitos atrelados a indústria 4.0!




0 comentários:

Postar um comentário