sexta-feira, 24 de maio de 2019

Internet of Things - "O fantástico mundo das coisas"

Internet of Things 

                                   "O fantástico mundo das coisas"


  Internet of Things(IoT), ou Internet das Coisas pode ser considerada um novo marco de tempo na história de evolução da humanidade. Assim como revoluções e guerras deixaram as suas marcas, o inicio de uma nova era que se idealizou no fim da década de 1980 e vem ganhando forças desde então, têm moldado a nossa realidade e lapidado tecnologicamente o nosso estilo de vida.

  Mas o que seria este importante marco? O que é a internet das coisas?

 Imagine-se acordando numa bela manhã, o despertador toca, as cortinas do seu quarto abrem-se automaticamente. Nisso a sua cafeteira já começa a preparar um café bem quentinho para você, sua geladeira percebe que o leite está acabando e envia um pedido para o fornecedor e sua torradeira prepara seu pão. Depois você vai até o seu carro, e se prepara para sua apresentação no trabalho, ou então decide dormir um pouco mais já que seu carro é completamente autônomo, ou seja, ele dirige por si próprio. Ele já conhece a sua agenda de compromissos, percebe que em sua rota principal para o trabalho o trânsito está congestionado, então encaminha uma mensagem para seus colaboradores informando o motivo do atraso e decide pegar uma rota alternativa.

 Parece ficção científica não acha? Mas esse mundo está se tornando cada vez mais real. A internet das coisas, ou melhor, "internet nas coisas" nada mais é do que uma teia de conexões virtuais que permitem a ligação e comunicação entre objetos de forma autônoma, utilizando-se como base softwares e hardwares desenvolvidos pela comunidade da tecnologia da informação, que são capazes de fornecer e armazenar dados e informações dos usuários de acordo com sua necessidade.

 Sem querer dar spoilers, mas abordaremos numa série de postagens sobre a IoT, ou Internet das Coisas os principais pontos:
• Teorias do surgimento; 
• IoT e suas aplicações :  Abrindo portas pra infindas possibilidades;
• IoT e seus principais desafios, segurança e privacidade;
• IoT, Big Data e armazenamento em nuvem;
• IoT e a inteligência artificial.

 Por fim, deixo uma mídia que demonstra a situação que eu te fiz imaginar no começo desse post. Espero que vocês tenham gostado, aproveitem o conteúdo e acompanhem o blog para receber mais informações sobre nossa querida Internet das Coisas.



Referências Bibliográficas:

SINGER, Talyta. Tudo conectado: conceitos e representações da internet das coisas. Salvador: Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade – SIMSOCIAL,2012. Disponível em <http://files.educacao-e-tics.webnode.com/200000031-3af843cee5/Internet%20das%20Coisas%20-%20IOT%20Talyta%20Singer.pdf>. Acesso em 24 de maio de 2019.


BLANCO, Gisela. Verbete Draft: O que é Internet das Coisas. 2015. Disponível em <https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-internet-das-coisas/>. Acesso em 24 de maio de 2019. 

AXELSON, Dorothea. The Social Web of Things. 2011. (04m07s). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=i5AuzQXBsG4>. Acesso em 24 de maio de 2019.





Um comentário:

  1. Com certeza "algo revolucionário" e que vai contribuir de forma significativa para nossas vidas, porém não podemos deixar de pensar sobre a questão dos custos. De qual maneira as empresas tratam esse quesito.

    ResponderExcluir