quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Cidades Inteligentes: Estacionamento Inteligente.

Se você vive em uma grande cidade, certamente já se deparou com o problema de não encontrar uma vaga de estacionamento na rua. Acredite, você não está sozinho! Em todo o mundo, milhões de pessoas enfrentam o mesmo problema ao se locomoverem pelas cidades.

A procura por estacionamentos é um dos fatores que gera congestionamentos, pois o motorista, para encontrar uma vaga, precisa reduzir sua velocidade, e quando a encontra, ainda deve manobrar até ela.

Em todo o mundo, várias soluções vêm surgindo para amenizar o problema. Uma delas é a instalação de sensores que detectam quando uma vaga está ocupada por um veículo e disponibilizam esta informação, seja em placas nas ruas, nas próprias vagas, ou na internet, permitindo que os condutores gastem menos tempo na procura das vagas.

Uma das cidades que possui um sistema destes é Águas de São Pedro - SP. Lá, as informações são disponibilizadas através de um aplicativo, e os componentes do sistema são alimentados por energia solar.

Estacionamento em Águas de São Pedro - SP. (Foto: Alessandro Meirelles)
Uma das soluções mais antigas, entretanto, é o estacionamento rotativo, o famoso parquímetro, em que se cobra do motorista uma quantia em dinheiro para estacionar na vaga por determinado período, e, quando este período acaba, ele é obrigado a liberar a vaga para outra pessoa. Não é porque a solução é antiga, porém, que ela não possa receber inovações. 

Hoje já há sistemas em que o motorista pode se cadastrar e pagar automaticamente  ao estacionar na vaga. O veículo pode ser identificado através de câmeras com OCR que leem a placa dos veículos estacionados, ou por etiquetas RFID instaladas nos veículos. Ao estacionar, o condutor pode ser notificado pelo celular de quanto custará o seu estacionamento, e até quando o seu tempo já estiver perto de se esgotar.

Deixe nos comentários abaixo o que você pensa sobre estacionamentos públicos.

REFERÊNCIAS

G1. 'Estacionamento inteligente' mostra vagas desocupadas por aplicativo. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/11/estacionamento-inteligente-mostra-vagas-desocupadas-por-aplicativo-guasdesaopedro.html>. Acesso em 07 jul. 2019.

PARK IT. 11 Revolutionary Smart Parking Solutions and Innovations. Disponível em: <https://park-it-solutions.com/11-revolutionary-smart-parking-solutions-and-innovations/>. Acesso em 07 ago. 2019.

SMART PARKING SYSTEMS. Gestão de estacionamento na rua. Disponível em: <http://smartparkingsystems.com/pt-br/smart-parking-system/>. Acesso em 07 ago. 2019.

4 comentários:

  1. Você acredita que essa tecnologia se expandirá pelo Brasil em breve? Ou ainda passa por testes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós já temos visto isso se expandir na iniciativa privada. Shoppings e grandes estabelecimentos têm apostado nisso para melhor gerir seus estacionamentos e dar mais comodidade aos clientes. Acredito que seja apenas uma questão de tempo até que isso seja implantado nas ruas das cidades, pois elas só têm a ganhar com uma melhor administração dos espaços públicos, redução do trânsito e geração de informações para melhor planejamento, além de diminuir os custos com pessoal para fiscalização.

      Excluir
  2. Postagem interessante. Essa tecnologia já existe em Sergipe, ou algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo poder público eu não conheço, mas em Aracaju este sistema é utilizado para gerir estacionamentos privados como o do Shopping Riomar e o do Ferreira Costa.

      Excluir