Internet das Coisas - Um pequeno passo para evolução tecnológica, um grande salto para Humanidade !

Internet das coisas, do inglês Internet of Things (IoT), tem se tornado bastante popular nas últimas duas décadas. Deixamos de possuir apenas as interações entre pessoas através das coisas, temos a oportunidade de interagir com coisas através de coisas!!!

Domótica - As residências futuristas que estão saindo da ficção cientifica e tomando seu espaço na realidade

Esse tipo de tecnologia habitacional está sendo uma grande inovação para a humanidade, proporcionando o benefício do conforto e comodidade. Além disso propicia o mínimo de esforço e tempo gasto em atividades rotineiras, otimizando e muito o tempo das pessoas.

Cidades Inteligentes - A oportunidade de otimização dos serviços de segurança e infraestrutura em tempo real

Imagina uma cidade em que a eficiência operacional seja superdesenvolvida, proporcionando a população o bem-estar associado ao crescimento econômico e sustentabilidade. Estas são as chamadas "Cidades Inteligentes".

quarta-feira, 31 de julho de 2019

sexta-feira, 12 de julho de 2019

segunda-feira, 8 de julho de 2019

IoT, Big Data e armazenamento em nuvem

IoT: Big Data, armazenamento em nuvem e 5G


     A IoT envolve bilhões de dispositivos que estão conectados simultaneamente a redes e servidores de todo o mundo. Com tantas informações sendo captadas por esses dispositivos, é necessário então um grande aparato que armazene e processe esses dados. Com isso a IoT consegue suprir o Big Data para que sejam feitos o tratamento desses dados e com isso sejam aplicadas ações de marketing de acordo com o gosto dos usuários de determinada faixa hetaria ou sexo por exemplo. Conseguir prevenir e minimizar riscos de fraudes em alguns setores, reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos e otimizar ofertas e tomar decisões mais inteligentes são também alguns benefícios das analises dos dados do big data.

     Com o armazenamento em nuvem o tratamento de dados fica muito mais fácil. Basta que o usuário tenha uma conexão com a internet e então poderá acessar as informações de qualquer lugar do mundo. Estas informações podem estar ligadas a IoT, o que gera uma perfeita combinação. Um bom exemplo dessa combinação é o controle de horários e pagamentos de funcionários de uma empresa, aonde ao bater o ponto, o registro é feito em nuvem e o processamento das informações do horário de trabalho registrado reflete nos pagamentos mensais dos funcionários da empresa. 

     O avanço na criação e aumento do número de dispositivos IoT é gigantesco, atualmente já ultrapassa mais que o dobro da população mundial. Segundo dados da Mobidev (disponibilizados em novembro de 2018) nos próximos 3 anos 50 bilhões de dispositivos estarão conectados a rede. Para garantir o bom funcionamento destes dispositivos, se tornou realidade o 5G. Em países como a Corea do Sul, o 5G já está em vigor alcançando velocidades incríveis de mais de 300Mbps, em algumas ocasiões maiores de que 1Gbps. Realmente incrível baixar um filme em apenas alguns segundos e assistir enquanto está a caminho do trabalho não acha ?

     Veja logo abaixo a estimativa de dispositivos IoTs de 2009 a 2020:

Fonte: Mobidev 

Veja abaixo um teste de velocidade realizado com a internet 5G na Coreia do Sul, chega a bater 650Mbps!


Referências Bibliográficas

DIOGO. Internet das coisas e armazenamento em nuvem: como essas tecnologias podem ajudar no controle efetivo da jornada de trabalho. Disponível em <http://www.scua.com.br/iot-cloud-computing-controle-da-jornada-de-trabalho/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

MITAL, ASHISH. What 2019 Holds for IoT: Just a Happy New Year or More?. Disponível em <https://blog.sasken.com/what-2019-holds-for-iot-just-a-happy-new-year-or-more>. Acesso em 08 de julho de 2019.


     

IoT e seus principais desafios, segurança e privacidade.

 IoT e seus principais desafios

 Segurança e privacidade

     
     É verdade que com a chegada da Internet das Coisas nossa vida está cada vez mais interconectada com a rede mundial de informações. A IoT traz inovações nunca antes vistas na história da humanidade, contudo pode acabar se tornando um risco para o usuário se não for investido corretamente em segurança. Como vocês já devem saber, existem grupos  de "hackers do mal", ou seja, que só tem o intuito de utilizar seu conhecimento informático para realizar ciberataques e com isso prejudicar o usuário. Então se tratando da IoT, aonde se tem uma imensa rede com dispositivos interconectados e se comunicando em entre si a todo instante, poderia por exemplo um hacker invadir sua torradeira e com isso acessar outros dispositivos de IoT  contendo suas informações? Parece surreal, mas são hipóteses que devem ser levadas a sério para própria segurança do indivíduo. 
    
     Portanto se uma empresa decide investir em IoT, deve se atentar que o primeiro passo se dá através da preocupação com a Segurança da Informação, que preza pela total privacidade da informação do usuário tornando-a única e exclusiva deste. Uma forte segurança previne também além do roubo de dados e informações, a manipulação de forma criminosa, inoportuna e sem a plena autorização do usuário dos processos que são realizado pelos dispositivos de IoT ligados a rede.

    Com isso podemos concluir que para o bem dos usuários é sempre bom manter atualizados os equipamentos de acordo com a empresa fabricante, para que o funcionamento e desempenho do mesmo esteja no maior patamar de confiabilidade e segurança. Mas sempre há brechas em qualquer sistema, e uma hora elas são encontradas pelos hackers, e por isso é necessário uma equipe de profissionais capacitados para lidar com esses problemas de segurança computacional.

     É interessante pensar também até que ponto nossa vida pode ser moldada pela evolução tecnológica. Para uns a IoT chegou para revolucionar a cada dia a humanidade, nos fazendo galgar cada vez mais patamares do conhecimento e com isso ampliando as possibilidades para um futuro aonde o bem-estar se une a inovação. Para outros essa ideia de IoT nos deixa cada vez mais submissos a tecnologia, tornando-se escravos do comodismo e perdendo cada vez mais a essência do natural que se torna a cada dia mais artificial. 

     Por fim deixo para vocês esse vídeo do filme Wall.e que mostra uma sociedade totalmente futurista que vive no espaço devido a contaminação do bioma terrestre que impossibilita o ser humano a sobreviver. Fazendo uma analogia , será que um dia chegaremos a ficar assim com o avanço da tecnologia ? 

Deixo essa reflexão com vocês, até o próximo post ! 

Referências Bibliográficas:

VILLARINO, JULIA. INTERNET DAS COISAS: UM DESENHO DO FUTURO.  Disponível em <https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

     

IoT e suas aplicações : Abrindo portas para infindas possibilidades

IoT e suas aplicações  

Abrindo portas para infindas possibilidades


     A internet das coisas surgiu com o propósito de nos proporcionar a tecnologia a favor do bem-estar e qualidade de vida. Ela nos garante um maior aproveitamento do nosso tempo, otimizando atividades rotineiras com o qual ocuparíamos boa parte deste tempo. As aplicações com uso da IoT são infinitas, pois qualquer dispositivo criado que detenha tecnologia pode fazer parte da internet das coisas. Então até um simples sapato por exemplo, se acoplado um sensor, pode nos fornecer por exemplo quantos quilômetros a pessoa caminhou naquele determinado dia. Portanto a internet das coisas abre as portas para aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento. 

     Veremos agora uma lista de aplicações separadas por categoria:

Utilidade Pública
     O serviço público poderia ser amplamente auxiliado com aplicação da internet das coisas. Imagine o quão benéfico poderia ser para sociedade com a otimização de serviços como o transporte público, polícia, corpo de bombeiros, ambulância, coleta publica de lixo, etc. Com certeza teríamos um grande avanço da sociedade em si, aumentando a agilidade e o funcionamento desses serviços com o auxílio de dispositivos conectados a rede. E assim o serviço público poderia economizar recursos e investir em outras áreas necessitadas. 

Utilização Pessoal
      Como foi comentado anteriormente, a internet das coisas pode nos proporcionar uma maior otimização do nosso tempo, nos provendo uma maior organização pessoal e eficiência na realização de tarefas rotineiras. Nos proporciona conforto em nossas casas equipadas com IoT, as chamadas "Smart Houses" ou Casas Inteligentes, e em muitas outras áreas. Um bom exemplo de utilização pessoal da IoT são as pulseiras inteligentes que funcionam como cartão de crédito. Esses dispositivos utilizáveis são chamados de "wearables", ou tecnologias vestíveis.

Segurança
     Graças a IoT conseguimos garantir a prevenção de crimes ou pelo menos ajudar a soluciona-los. Com a evolução e modernidade da sociedade, hoje nos deparamos com diversas câmeras de segurança, em diversos pontos das cidades ou até mesmo dentro dos estabelecimentos, que podem transmitir em tempo real as imagens para uma central de monitoramento responsável. 

Saúde 
     A IoT está sendo aplicada fortemente na área da saúde. Com a chegada de novos dispositivos, pacientes tem uma nova chance de compartilhar desse novo mundo cheio de inovações. Alguns exemplos e aplicações da IoT na área da saúde são: 
• Armazenamento e transporte de vacinas;
• Rastreadores de atividades no tratamento do câncer;
• Monitoramento da evolução dos sintomas de Parkinson;
• Práticas hospitalares de higiene das mãos providas pela IoT;
• IoT em lentes de contato;
• Dispositivos implantados nos pacientes capazes de disponibilizar dados do paciente assim que este entra no hospital, etc.

Educação
     A área de educação também é rodeada de dispositivos inovadores que nos ajudam em nossa jornada acadêmica. Já existem escolas que utilizam-se de etiquetas como wearable para os alunos visando o controle de presença destes nas aulas. Caso eles não apareçam, é encaminhada automaticamente uma mensagem aos responsáveis informando que este não compareceu a aula. Dispositivos como tablets, e o kindle podem ser utilizados também para leitura de livros. 

Entretenimento 
     O que não falta é dispositivos que ajudem a se entreter e divertir com este avanço da IoT. Um bem legal é o famoso Óculos Rift, que nos proporciona a visualização de imagens em realidade aumentada, ou seja, o usuário consegue interagir com uma nova forma de imersão completa, em jogos por exemplo. 

Indústria 4.0
     Segundo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel: “A indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial através da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional”. Então na verdade seria um avanço na indústria aplicando-se a IoT, visando eficiência operacional e maximização de lucros.

Existem diversas áreas de aplicação da IoT, estas foram apenas algumas das possibilidades de demonstração de seu potencial. Obrigado por acompanhar nosso blog, e aguardem postagens futuras !

Referências Bibliográficas:

VICTOR, MARCO. A Internet das Coisas e o mundo do entretenimento. Disponível em <https://www.jornadageek.com.br/colunas/a-internet-das-coisas-e-o-mundo-do-entretenimento/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

MAGNUS, TIAGO. Quais são os principais exemplos de IoT na área da saúde. Disponível em <https://blog.iclinic.com.br/exemplos-de-iot-na-area-da-saude/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

ROMANO, MATHEUS. Entenda o que é IoT na indústria 4.0 e porque isso é uma aposta que vai revolucionar o mercado industrial. Disponível em <https://www.logiquesistemas.com.br/blog/iot-na-industria-4-0/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

MORAES, DANIEL. Você sabe o que é a Internet das Coisas e como ela impacta a sua vida?. Disponível em <https://rockcontent.com/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em 08 de julho de 2019.