segunda-feira, 8 de julho de 2019

IoT, Big Data e armazenamento em nuvem

IoT: Big Data, armazenamento em nuvem e 5G


     A IoT envolve bilhões de dispositivos que estão conectados simultaneamente a redes e servidores de todo o mundo. Com tantas informações sendo captadas por esses dispositivos, é necessário então um grande aparato que armazene e processe esses dados. Com isso a IoT consegue suprir o Big Data para que sejam feitos o tratamento desses dados e com isso sejam aplicadas ações de marketing de acordo com o gosto dos usuários de determinada faixa hetaria ou sexo por exemplo. Conseguir prevenir e minimizar riscos de fraudes em alguns setores, reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos e otimizar ofertas e tomar decisões mais inteligentes são também alguns benefícios das analises dos dados do big data.

     Com o armazenamento em nuvem o tratamento de dados fica muito mais fácil. Basta que o usuário tenha uma conexão com a internet e então poderá acessar as informações de qualquer lugar do mundo. Estas informações podem estar ligadas a IoT, o que gera uma perfeita combinação. Um bom exemplo dessa combinação é o controle de horários e pagamentos de funcionários de uma empresa, aonde ao bater o ponto, o registro é feito em nuvem e o processamento das informações do horário de trabalho registrado reflete nos pagamentos mensais dos funcionários da empresa. 

     O avanço na criação e aumento do número de dispositivos IoT é gigantesco, atualmente já ultrapassa mais que o dobro da população mundial. Segundo dados da Mobidev (disponibilizados em novembro de 2018) nos próximos 3 anos 50 bilhões de dispositivos estarão conectados a rede. Para garantir o bom funcionamento destes dispositivos, se tornou realidade o 5G. Em países como a Corea do Sul, o 5G já está em vigor alcançando velocidades incríveis de mais de 300Mbps, em algumas ocasiões maiores de que 1Gbps. Realmente incrível baixar um filme em apenas alguns segundos e assistir enquanto está a caminho do trabalho não acha ?

     Veja logo abaixo a estimativa de dispositivos IoTs de 2009 a 2020:

Fonte: Mobidev 

Veja abaixo um teste de velocidade realizado com a internet 5G na Coreia do Sul, chega a bater 650Mbps!


Referências Bibliográficas

DIOGO. Internet das coisas e armazenamento em nuvem: como essas tecnologias podem ajudar no controle efetivo da jornada de trabalho. Disponível em <http://www.scua.com.br/iot-cloud-computing-controle-da-jornada-de-trabalho/>. Acesso em 08 de julho de 2019.

MITAL, ASHISH. What 2019 Holds for IoT: Just a Happy New Year or More?. Disponível em <https://blog.sasken.com/what-2019-holds-for-iot-just-a-happy-new-year-or-more>. Acesso em 08 de julho de 2019.


     

0 comentários:

Postar um comentário