IoT e suas aplicações
Abrindo portas para infindas possibilidades
A internet das coisas surgiu com o propósito de nos proporcionar a tecnologia a favor do bem-estar e qualidade de vida. Ela nos garante um maior aproveitamento do nosso tempo, otimizando atividades rotineiras com o qual ocuparíamos boa parte deste tempo. As aplicações com uso da IoT são infinitas, pois qualquer dispositivo criado que detenha tecnologia pode fazer parte da internet das coisas. Então até um simples sapato por exemplo, se acoplado um sensor, pode nos fornecer por exemplo quantos quilômetros a pessoa caminhou naquele determinado dia. Portanto a internet das coisas abre as portas para aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento.
Veremos agora uma lista de aplicações separadas por categoria:
Utilidade Pública
O serviço público poderia ser amplamente auxiliado com aplicação da internet das coisas. Imagine o quão benéfico poderia ser para sociedade com a otimização de serviços como o transporte público, polícia, corpo de bombeiros, ambulância, coleta publica de lixo, etc. Com certeza teríamos um grande avanço da sociedade em si, aumentando a agilidade e o funcionamento desses serviços com o auxílio de dispositivos conectados a rede. E assim o serviço público poderia economizar recursos e investir em outras áreas necessitadas.
Utilização Pessoal
Como foi comentado anteriormente, a internet das coisas pode nos proporcionar uma maior otimização do nosso tempo, nos provendo uma maior organização pessoal e eficiência na realização de tarefas rotineiras. Nos proporciona conforto em nossas casas equipadas com IoT, as chamadas "Smart Houses" ou Casas Inteligentes, e em muitas outras áreas. Um bom exemplo de utilização pessoal da IoT são as pulseiras inteligentes que funcionam como cartão de crédito. Esses dispositivos utilizáveis são chamados de "wearables", ou tecnologias vestíveis.
Segurança
Graças a IoT conseguimos garantir a prevenção de crimes ou pelo menos ajudar a soluciona-los. Com a evolução e modernidade da sociedade, hoje nos deparamos com diversas câmeras de segurança, em diversos pontos das cidades ou até mesmo dentro dos estabelecimentos, que podem transmitir em tempo real as imagens para uma central de monitoramento responsável.
Saúde
A IoT está sendo aplicada fortemente na área da saúde. Com a chegada de novos dispositivos, pacientes tem uma nova chance de compartilhar desse novo mundo cheio de inovações. Alguns exemplos e aplicações da IoT na área da saúde são:
• Armazenamento e transporte de vacinas;
• Rastreadores de atividades no tratamento do câncer;
• Monitoramento da evolução dos sintomas de Parkinson;
• Práticas hospitalares de higiene das mãos providas pela IoT;
• IoT em lentes de contato;
• Dispositivos implantados nos pacientes capazes de disponibilizar dados do paciente assim que este entra no hospital, etc.
Educação
A área de educação também é rodeada de dispositivos inovadores que nos ajudam em nossa jornada acadêmica. Já existem escolas que utilizam-se de etiquetas como wearable para os alunos visando o controle de presença destes nas aulas. Caso eles não apareçam, é encaminhada automaticamente uma mensagem aos responsáveis informando que este não compareceu a aula. Dispositivos como tablets, e o kindle podem ser utilizados também para leitura de livros.
Entretenimento
O que não falta é dispositivos que ajudem a se entreter e divertir com este avanço da IoT. Um bem legal é o famoso Óculos Rift, que nos proporciona a visualização de imagens em realidade aumentada, ou seja, o usuário consegue interagir com uma nova forma de imersão completa, em jogos por exemplo.
Indústria 4.0
Segundo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel: “A indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial através da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional”. Então na verdade seria um avanço na indústria aplicando-se a IoT, visando eficiência operacional e maximização de lucros.
Existem diversas áreas de aplicação da IoT, estas foram apenas algumas das possibilidades de demonstração de seu potencial. Obrigado por acompanhar nosso blog, e aguardem postagens futuras !
Referências Bibliográficas:
VICTOR, MARCO. A Internet das Coisas e o mundo do entretenimento. Disponível em <https://www.jornadageek.com.br/colunas/a-internet-das-coisas-e-o-mundo-do-entretenimento/>. Acesso em 08 de julho de 2019.
MAGNUS, TIAGO. Quais são os principais exemplos de IoT na área da saúde. Disponível em <https://blog.iclinic.com.br/exemplos-de-iot-na-area-da-saude/>. Acesso em 08 de julho de 2019.
ROMANO, MATHEUS. Entenda o que é IoT na indústria 4.0 e porque isso é uma aposta que vai revolucionar o mercado industrial. Disponível em <https://www.logiquesistemas.com.br/blog/iot-na-industria-4-0/>. Acesso em 08 de julho de 2019.
MORAES, DANIEL. Você sabe o que é a Internet das Coisas e como ela impacta a sua vida?. Disponível em <https://rockcontent.com/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em 08 de julho de 2019.
Olá!Sou Josiel Alemã, gostei bastante de sua postagem. Bem esclarecedora.
ResponderExcluirPoderia falar um pouco sobre "nano internet das coisas"?
Obrigado por perguntar, inclusive temos um tópico só para esclarecer suas dúvidas sobre o tema !
ExcluirPode acessar em :
https://matrixufs2019.blogspot.com/2019/08/iot-e-internet-das-nanocoisas.html
Resumidamente a internet das nano coisas é a IoT aplicada a Nanotecnologia, a diversas aplicações principalmente na área da saúde, agronomia e construção civil. Funciona geralmente através de nanosensores que desempenham seus papeis funcionais de acordo com o processo desejado !